
8 passos para se tornar um frade menor
24 de mai de 2024
2 min de leitura
1
9
0
Paz e Bem! Gostaria de ser parte da OFM? Aqui vão oito passos práticos para se juntar a nós.
1.Entre em contato!
Entre em contato conosco, o Serviço de Animação Vocacional dos Frades Menores, para obter mais informações sobre o processo de ingresso.
Aqui está o nosso WhatsApp: (31) 97594-0342
2. Conheça a Ordem Franciscana.
Conheça sua história, seus princípios e valores e seu modo de vida. Isso pode ser feito lendo livros, assistindo vídeos e participando de encontros e retiros. Ou de maneira mais próxima, visitando uma fraternidade ou paróquia franciscana.
3. Converse!
Procure conversar com os frades franciscanos, que podem responder a suas perguntas e ajudá-lo a entender melhor a vida franciscana.
Este contato pode ser feito através de redes sociais ou indo diretamente em uma fraternidade ou paróquia franciscana.
4. Discernimento vocacional.
Esse processo requer que você reflita sobre suas motivações e desejos, avaliando a sua real identificação com o nosso carisma.
5. Postulantado.
Aprofundamento do enamoramento do jovem que segue se aprofundando no modo de vida franciscano.
É o período em que o candidato pede para abraçar o estilo de vida franciscano e entrar na Ordem dos Frades Menores.
O jovem é chamado a desenvolver uma espiritualidade franciscana, no crescimento humano e na disponibilidade para viver em fraternidade.
6. Noviciado.
O jovem se torna, enfim, um frade, recebendo então o hábito franciscano. Durante o noviciado, experimenta-se a vida franciscana e mergulha-se ainda mais na espiritualidade da Ordem. Vivencia-se a fraternidade, o estudo, a oração e o trabalho.
Ao fim dessa etapa, o frade professa os votos de Sem Nada de Próprio (Voto de Pobreza), Obediência e Castidade.
7. Tempo de profissão temporária.
É o período durante o qual se completa a formação para viver de modo mais pleno a vida própria da Ordem e melhor cumprir sua missão, além do discernimento maior de sua vocação tanto presbiteral como laical.
Nessa etapa, além de cursar a faculdade de Filosofia e Teologia, o neoprofesso na Ordem Franciscana também irá ajudar nas paróquias, viver a vida da Província, participar dos projetos sociais e grupos, assumindo diversas atividades.
8. Profissão Solene
É o momento em que o frade decide ingressar em definitivo na Ordem do Frades Menores, assumindo sua espiritualidade e o estilo de vida franciscano de acordo com os ideias de São Francisco de Assis.
Em todo o processo estamos presentes orientando cada vocacionado, buscando auxiliá-los em cada passo.

Vem descobrir como é bom ser um vocacionado franciscano!






