
Não se trata apenas de Migrantes se trata de Humanidades.
24 de jun de 2024
2 min de leitura
3
5
0
No ano de 2024 celebra-se a 39º Semana do Migrante com o tema: Migrante e Casa Comum e o Lema: Alarga o espaço da tua tenda ( Is.54,2). Somos provocados a olharmos para nossos irmãos de maneira acolhedora como quem recebe em sua casa, uma visita que a muitos anos não o vimos, sim, são nossos irmãos que se achegam para o entorno da mesa comum, e juntos fazermos fraternidade.
Nessa perspectiva, acolher é o primeiro passo para que se sintam verdadeiramente como irmãos, para que percebam em nós sinais de esperança e refúgio. Promover a dignidade humana e estar ao lado dos minores, nos faz reviver de forma horizontal o sentido da nossa vocação franciscana.
Dentro da nossa realidade pastoral, a cada dia, buscamos oferecer de maneira simples e sutil essa dignidade enquanto pessoa a cada uma das realidades que buscam por nossa atenção. Favorecer dignidade, escutar suas questões, nos aproxima de uma realidade muito mais desafiadora, daquilo que é sagrado para cada migrante: a história que cada um carrega dentro de si.
Ao celebrar a Semana do Migrante é mister observar o sentido da nossa vida, vocação e missão, precisamos ser gratos pelo que temos e pelos que chegam até nós, afinal, como nos lembra o Papa Francisco: Não se trata de Migrantes se trata de Humanidades. É urgente nossa conversão como fez Francisco de Assis, ao optar em viver junto aos mais fragilizados.
Portanto, somos uma grande rede de homens, mulheres, religiosos e religiosas que lutam incansavelmente para alargar o espaço da tenda na nossa casa comum, ainda é necessário muito a se fazer, e você pode ser responsável em proporcionar também, momentos fraternos a esses nossos irmãos e irmãs. Venha saber como é bom ser franciscano, pois começamos, até agora pouco ou nada fizemos.
Frei Dildarlyson Evangelista da Silva, OFM
Para mais informações entre em contato com o Centro Franciscano de Defesa dos Direitos (CEFAD) através do (31) 3309-3039.







